COMO REUTILIZAR A BORRA DO CAFÉ

Talvez você não saiba, mas a borra de café libera gases tóxicos ao ser descartada, portanto, a reutilização dela é o melhor caminho para preservar o meio ambiente, evitando a liberação de gases, como o metano, que é muito prejudicial à atmosfera.

Nesse sentido, é possível usar a borra de café não só como adubo, mas como esfoliante, repelente, anti-mofo, eliminador de odores, etc… Pode parecer loucura, mas a borra de café tem várias funcionalidades mesmo depois da filtragem do café.

Além disso, você poderá aproveitar para aplicar as dicas deste artigo em sua cafeteria e mostrar aos seus clientes a importância da reutilização da borra de café e do filtro de papel, ou desenvolver uma rotina sustentável em seu dia a dia.

Há uma infinidade de possibilidades sustentáveis que podemos desenvolver para reaproveitar a borra de café de forma útil e sustentável. A primeira é fazendo dela um adubo orgânico.

borra de café é rica em nitrogênio, um macronutriente muito importante para as plantas e, quando associada a outras substâncias, pode resultar em um adubo muito eficiente. Em outras palavras, a borra de café misturada à casca de ovo (cálcio) e casca de banana (potássio e fosfato) são um ótimo adubo para suas plantas.

Quem sabe hoje seu café da manhã foi: uma xícara de café, uma banana e ovos mexidos. Então, não jogue nada fora e siga os passos abaixo para preparar o adubo caseiro com borra de café:

Passo 1
Reserve a borra de café, a casca de banana e as cascas dos ovos que consumiu. Em seguida, coloque-os em um liquidificador.

Passo 2
Acrescente um pouco de água e bata até atingir uma textura de pasta.

Passo 3
Aplique na superfície do vaso da planta. Assim, a cada rega essa pasta liberará os nutrientes para a planta.

DICAS IMPORTANTES DE USO E ARMAZENAMENTO DO ADUBO FEITO COM BORRA DE CAFÉ

Cada planta tem seu momento de crescimento e floração. Cada etapa vai exigir de um macronutriente específico, portanto, não há uma receita exata da quantidade de adubo usar. Afinal, vai depender do estágio em que está o solo e a planta.

Como isso é uma questão técnica difícil de ser analisada, escolha usar menos de cada ingrediente do que citamos acima. A ideia é a planta não morrer de overdose com o excesso de nutrientes.

Além disso, o ideal é que esse adubo seja utilizado imediatamente, ou seja, não é recomendado armazená-lo para utilizar depois. Então, procure fazer na quantidade que você usará imediatamente ou doe para o seu vizinho. O armazenamento máximo é de 2 dias, recomendamos que, se caso precisar armazenar, tampe-o e guarde-o na geladeira.